Victoria Harbour, Hong Kong | © Wing Pui Yip – Flickr
   Victoria Harbour, Hong Kong | © Wing Pui Yip – Flickr

Hong Kong  pode ser considerada a Pérola do Oriente, a Hollywood da Ásia e, até mesmo, a Riviera do Oriente, mas com certeza nenhum adjetivo pode ser mais adequado para esta cidade – onde o oriente encontra-se com o ocidente – do que a cidade mais cosmopolita do mundo!

Nesta "selva de pedra" você encontrará um pouco de tudo que temos no mundo. Para que isto aconteça você deve andar por todas as pequenas e estreitas ruas e avenidas de Hong Kong Island ou por Kowloon, no meio de toda a multidão que encontrar pela sua frente, estar atento a tudo e a todos, explorar o famosa Nathan Road, visitar alguns dos mais elegantes e sofisticados shoppings centers do mundo, experimentar a travessia entre Kowloon e Hong Island a bordo do Star Ferry (ferry boat), embarcar no Peak Tram (funicular) para o Pico Victoria, tomar um drink no Lobby Lounge do hotel Intercontinenal em Kowloon para apreciar o cenário da Bahia de Victoria e o SkyLine de Hong Kong Island, encomendar um terno sob medida com um dos melhores alfaiates da cidade, apreciar a espetacular vista da cidade a partir do observatório no Sky100.

Onde ficar

As regiões de Central, Admiralty e Wan Chay são as melhores e mais bem localizadas para se hospedar. Nesses bairros estão alguns dos principais shoppings e ruas comerciais da cidade e também estão próximos aos bairros do Soho e Lan Kwai Fong – onde você poderá encontrar muitas opções de restaurantes e de vida noturna. A proximidade dos hubs de transportes (ferry, metrô, trens e táxis) torna o deslocamento aos principais destinos da cidade muito mais fácil.

Hotéis como Four Seasons, Hyatt e o Mandarin Oriental são alguns dos melhores endereços para se hospedar nestas áreas.

Onde comer

A culinária cantonesa é tão rica e diversificada como o estilo da cidade.

Não deixe de provar a sopa bird's nest – sopa de ninhos de andorinha – considerada uma das iguarias da culinária local e dizem que é ótima para melhorar a libido, para ajudar na digestão e para melhorar o sistema imunológico. Frog's legs (coxas de rã) e as costelas de porco adocicadas.

Muitas das melhores e mais deliciosas comidas das culinária cantonesa podem ser degustadas nos pequenos restaurantes locais que estão literalmente nas calçadas de algumas das estreitas ruas da cidade, muitos destes são apenas "barracas" de comidas e estão próximas da famosa Nathan Road.

Compras

Hong Kong sempre foi considerada uma "Meca" para os amantes das compras. Você poderá encontrar opções para todos os gostos – e bolsos. Não espere preços super econômicos, pois a moeda local é forte e Hong Kong, não é um destino com muitas barganhas.

Nos shoppings você poderá encontrar produtos de todas as grandes marcas internacionais:

Harbour City Shopping (Tsim Sha Tsui/Kowloon) – fica no terminal marítimo é um dos melhores e maiores shoppings da cidade.

Causeway Bay Mall (Cause Way Bay/Hong Kong Island) –  considerado um dos mais elegante e sofisticados shoppings da Cidade.

Nathan Road – a mais famosa rua de compras de Hong Kong.

Nathan Road - Kowloon, Hong Kong | © nathan-road.hk
   Nathan Road - Kowloon, Hong Kong | © nathan-road.hk

Ladie's Market (Tung Choi Street/Mong Kok/Kowloon) – neste bairro você poderá encontrar muitas opções de lojas (com produtos originais)  espalhadas pelas ruas e no famoso mercado ao ar livre conhecido como Ladie's Market, encontrará produtos (originais ou não), um ótimo destino para você exercitar suas habilidades de barganha.

Recomendado

O espetáculo Simphony of Lights – considerado pelo Guinness (Livro de Recordes) – o  maior espetáculo permanente de multimídia do mundo. Ele acontece diariamente as 20h na Victoria Harbour de Hong Kong.

Passeios próximos

Caso você tenha um ou mais dias livres em Hong Kong, aproveite para visitar Macau, os barcos tem saída  a cada 15 minutos. A duração da viagem é de aproximadamente 1 hora. Macau é famosa por seus cassinos e hotéis de luxo. Não espere encontrar muito do passado nesta ex-colônia portuguesa e muito menos a parafernália ao estilo de Las Vegas mas, sem dúvida, vale a pena conhecer.

Caso deseje uma programação cultural, você poderá visitar a Ilha da Lantau (com acesso fácil via barco ou metrô). Lá você poderá visitar o Monastério Po Lin e a famosa e gigantesca estátua do Buddha Tian Tan, considerada uma das 5 maiores estátuas de Buddha na China. Este passeio pode ser uma ótima ideia para fugir um pouco da agitação de Hong Kong. Faça o tour no teleférico para apreciar a bela vista do vilarejo de Ngong Ping e a figura do Buddha.