Como a sociedade pode participar das decisões do SUS
   Como a sociedade pode participar das decisões do SUS

Uma das grandes preocupações do paciente com câncer e seus familiares é com a continuidade do seu tratamento. O alto custo de alguns quimioterápicos muitas vezes torna proibitivo para uma pessoa com restrições financeiras a compra regular dos medicamentos prescritos por seu médico. A crise atual fez o número de desempregados no país subir consideravelmente e com isto milhões de pessoas perderam o benefício do plano de saúde.

Entretanto, mesmo para os beneficiários dos planos de saúde existem restrições uma vez que a maioria das operadoras de saúde oferece apenas a cobertura prevista no Rol da ANS. Considerando que o Rol da ANS é atualizado a cada 2 anos, muitas vezes este não contempla medicamentos recém aprovados no exterior ou com a indicação de uma nova patologia ainda não incluída em sua bula.

O SUS (Sistema Único de Saúde) utiliza uma relação de medicamentos previamente aprovados como de cobertura obrigatória o que não significa uma garantia de acesso aos mesmos por inúmeras questões e até mesmo por dificuldade logística de distribuição.

Tanto a Saúde Suplementar (Planos de Saúde) quanto o SUS tem requisitos técnicos para aprovação de incorporação de novas tecnologias e medicamentos e utilizam os relatórios da Conitec em suas avaliações.

A Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS) tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapeuticas.

Diversos representantes fazem parte desta Comissão:

Conitec – Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS - Fonte: http://conitec.gov.br/entenda-a-conitec-2
   Conitec – Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS - Fonte: http://conitec.gov.br/entenda-a-conitec-2

A participação da sociedade é estimulada através de enquetes, relatórios especialmente dirigidos para a sociedade em geral e a consulta pública.

A consulta pública é um instrumento online para participação da sociedade em relação a uma nova tecnologia que está em avaliação para ser ou não incorporada. O questionário é de fácil preenchimento: http://conitec.gov.br/index.php/consultas-publicas

Faça a sua voz ser ouvida, participe das consultas públicas!