Periodontite Ulcerativa
   Periodontite Ulcerativa

​As doença periodontais necrosantes são definidas como uma condição inflamatória, de origem infecciosa (mas não contagiosa) que se manifesta repentinamente e desenvolve-se rápido. O caráter destrutivo se deve à necrose das papilas (também chamadas de papilas invertidas) e margens gengivais, bem como um mau hálito característico.

​​Os termos populares mais utilizados para descrever essa doença são: boca de trincheira, gengivite ulcero necrosante ou gengivite de Vincent. ​Sua origem ainda não está definida, mas sabe-se que estão relacionados a microbiota específica (fusoespiroquetas), nutrição insatisfatória, baixa imunológica e principalmente ao stress. Pode ocorrer em qualquer idade sendo mais comum em adultos jovens, e é rara em países ocidentais.

​As características clinicas das gengivites e periodontites necrosantes são: Ulcerações e necrose da papila (aspecto de crateras) dolorosas, presença de pseudomembrana, sangramento espontâneo ou em resposta a estímulos leves, crateras interproximais(a papila se separa em duas porções, uma vestibular e outra lingual), perda óssea (pode ocorrer a formação de sequestros ósseos),lesões além da junção muco gengival (caracterizam estomatite necrosante).

​O diagnóstico de gengivite ulcerativa, periodontite ulcerativa e estomatite ulcerativa é clínico e deve ser feito pelo dentista.

​O tratamento é dividido em duas fases. Na fase aguda o objetivo é evitar a dor, o desconforto geral e eliminar a atividade da doença manifestada pelo progresso da necrose tecidual, é extremamente importante que o paciente não tenha comprometimento da sua alimentação.

​Na primeira consulta o profissional deve tentar realizar uma raspagem, pode ser usado ultrassom ou instrumentos manuais, o debridamento realizado na primeira visita dependerá da tolerância do paciente à dor durante a instrumentação. Devido as áreas ulceradas, a escovação ficará prejudicada, os pacientes devem ser instruídos a substituir a escovação por agentes químicos de controle de placa nessas áreas até que ocorra a cicatrização e a escovação possa ser reestabelecida normalmente.

​Caso o paciente sinta mal-estar e febre deve ser prescrito antibiótico. Quando o tratamento da fase aguda termina e os sintomas desaparecerem, deve-se fazer uma análise dos defeitos gengivais (regiões de cratera anteriores apresentam redução no tamanho e podem favorecer o acúmulo de placa nessas mesmas regiões). Quando necessário deve-se eliminar os defeitos (com cirurgias) e reestabelecer as condições favoráveis para um adequado controle de placa.