Auriculoterapia a laser: uma solução para dor e outras afecções
   Auriculoterapia a laser: uma solução para dor e outras afecções

A Auriculopuntura se baseia em princípios distintos da reflexoterapia (apesar de muitas semelhanças), associados ao conhecimento dos meridianos trabalhados pela medicina tradicional chinesa.

Na acupuntura as diversas regiões ou pontos podem ser estimuladas de diversas maneiras, como através de agulhas colocadas por 20 a 30 minutos, ou pequenas agulhas semipermanentes que podem permanecer por até 5 dias.

São utilizadas também sementes de diversas plantas para massagem dos pontos, como a de mostarda e a semente de cousa – afixadas com o auxílio de um esparadrapo.

O mapa auricular é um desenho, foto ou réplica tridimensional na qual localizam-se as áreas reflexas do corpo inteiro. Existem diversos tipos de mapas, associados à escolas de origem (chinesa, francesa, etc) e experiência clínica acumulada, variando o número de pontos mas com poucas divergências essenciais. O padrão é sempre o mesmo e na auriculoterapia têm como referência a visualização do feto invertido intra-útero identificada por Paul Nogier nos mapas adicionais.

A laserterapia é uma técnica apresentada pela primeira vez em 1984, onde ao invés de agulhas ou sementes, se utiliza um laser de baixa potência (até 1W) para estimular os pontos reflexos apresentados no mapa auricular. A grande vantagem do laser de baixa potência é que ele é uma terapêutica absolutamente indolor – graças a ausência de agulhas, sementes, esparadrapos e também por ter a capacidade de estimular ou sedar cada uma das regiões corporais de acordo com a necessidade do paciente.

A dor oncológica é solucionada com eficácia através desta metodologia. Além disso é possível tratar de qualquer tipo de afecção sistêmica, como dores de qualquer origem, inflamações, ansiedade, melhora da circulação sanguínea, estresse, ansiedade, problemas com o sono, alergias, problemas de digestão, entre outras dezenas de afecções. O tratamento é simples, rápido e absolutamente confortável, sendo realizado uma ou duas vezes por semana – no ínicio –, passando para quinzenal ou até mensal, quando resolvidas as afecções principais. Cada sessão dura entre 20 a 30 minutos, exceção à primeira consulta que tem duração de uma hora.

A dor oncológica é solucionada com eficácia através da Auriculoterapia.
   A dor oncológica é solucionada com eficácia através da Auriculoterapia.