Descobri que tinha esclerose múltipla aos 21 anos, devido uma neurite ótica no olho esquerdo...

“Descobri que tinha esclerose múltipla aos 21 anos, devido uma neurite ótica no olho esquerdo. Graças ao apoio de profissionais renomados, tive o diagnóstico de forma rápida e precisa. Sempre fui uma pessoa positiva. De primeiro impacto, fiquei espantado, porém, estudei sobre a doença, causas, sintomas e tratamentos e vi que poderia conviver com ela. Minha família se tranquilizou depois que o profissional nos orientou e que eu mostrei o conhecimento que pesquisei. Não há mais ninguém em minha família que tenha EM.

Faço tratamento com medicamento e vitaminas complementares receitadas pelo médico para auxiliar nos sintomas costumeiros da esclerose, tais como fadiga e indisposição. Com este tratamento e acompanhamento, a EM me atrapalha apenas no calor, pois quanto mais quente, maior a minha fadiga e indisposição.

Tive apenas dois surtos de EM ao longo destes seis anos de diagnóstico, um na descoberta e outro por negligenciar a medicação, que na época era injeção intramuscular que me causava diversas reações e desconfortos. Hoje, seguindo todo o tratamento e acompanhamento, levo uma vida normal. Minha saúde está intacta”.

Camilo Mendes, 27 anos, jornalista, Campinas (SP)