Por conta dos assuntos políticos, muitas pessoas tem uma ideia equivocada sobre Washington. Muitas acham a cidade "careta", chata, pouco interessante e nada divertida. Além de ser a sede do poder americano, Washington também é uma das cidades mais interessantes dos EUA e – porque não dizer? –,  do mundo.

Por ser uma das cidades mais importantes do planeta, pelo menos sob o aspecto político, – acho que todos concordamos com esta afirmação –, Washington também é uma cidade que tem entre suas características mais marcantes, a diversidade – aqui você pode encontrar mais de 170 representações diplomáticas de todas as partes do mundo. Você sabia que a maior comunidade etíope do mundo, fora da Etiópia esta em Washington? Esta diversidade faz com quem a cidade tenha entre os seus habitantes povos de todos os cantos do mundo e, logo aqui, você poderá encontrar a culinária de todos esses povos.

Washington é também uma cidade que considero perfeita para férias. No estilo multigerações, a cidade tem muitas atrações que agradam adultos, jovens e crianças.

Oferece mais de 90 opções de museus com os mais diferentes temas, um dos favoritos dos muitos visitantes é Museu da Notícia: o Newseum (www.newseum.org), onde você terá oportunidade de relembrar o que aconteceu e está acontecendo no mundo através da notícia. Muita informação de uma forma inteligente e super interativa. Além do Newseum, há também os museus da família Smithsonian – 16 no total – com temática diversa e que oferecem entrada gratuita.

Compras

U Street - Washington, D.C | © Ted Eytan - Flickr
   U Street - Washington, D.C | © Ted Eytan - Flickr

Washington tem opções de shoppings para todos os gostos e bolsos – desde as elegantes e sofisticadas lojas de Georgetown, passando pelas lojas alternativas da U Street, até o famoso Eastern Market – o mercado público localizado no bairro do Capitol Hill.

Onde Ficar

Sao muitas as opções de acomodações em Washington – desde hotéis de categoria turista como Days Inn – muito bem localizado da Connecticut Ave – ate o charmoso e elegante Mandarin Oriental – você poderá encontrar opções que acordo com o seu budget.

Onde Comer

Restaurante Nora – o primeiro restaurante dos EUA certificado com exclusividade por servir somente comida orgânica

Hanks Oyster Bar – considerado um dos melhores restaurantes de frutos do mar da cidade

Urbana – considerado umas das melhores tratorias/ cozinha italiana da cidade

Smith & Wollensky – considerado um dos mais deliciosos “steak house “ da cidade

Eventos

Washington está sempre repleta de eventos, concertos, exposições e festivais. Vale a pena agendar o período da viagem em função de alguns deles, tais como:

Restaurant Week (janeiro a abril) – Mais de 200 restaurantes da cidade – muitos deles famosos pelos seus chefs celebridades – oferecem menus especiais com preço fixo e mais acessível.

Cherry Blosson Festival (Festival das Cerejeiras) (março a april) – o famoso e belíssimo festival das cerejeiras – foram mais de 3000 mudas presenteadas pelo prefeito de Tóquio em 1912 – cujas cores variadas embelezam a cidade e encantam todos os turistas.

Passport DC – grande festival que celebra a cultural internacional, organizado por embaixadas presentes na cidade – Washington tem mais de 100 embaixadas e representações diplomáticas de distintos países.