Se você ainda não considerou uma visita a Cidade do México (El Distrito Federal / DF) – este é o momento ideal.

Independentemente dos mais de 20 milhões de habitantes, dos congestionamentos, da poluição e dos pequenos e esporádicos tremores esta é, com certeza, uma das capitais mais interessantes do mundo.

Catedral Metropolitana na Praça da Constituição
   Catedral Metropolitana na Praça da Constituição

Museus

A Cidade do México tem tantos museus que perde somente para Londres. Caso opte por visitá-los, um dos seus maiores dilemas será: qual museu visitar primeiro?

Como sugestão/ roteiro para visitar os museus recomendo:

Museo Franz Mayer – dentro de um prédio que já foi um hospital. Só a arquitetura do edifício já vale a visita.

Museu Tamayo – museu público de arte contemporânea.

Museu Jumex – abriga a maior coleção de arte privada da América Latina.

Museu Universitário de Arte Contempoânea – recebe vários exposições temporárias. Não deixe de visitar a loja do Museu que tem  belas peças, incluindo louças e joias feitas por artistas locais.

Hotéis

Considere como opções para se hospedar o famoso e sofisticado Hotel St. Regis – moderno, elegante, bem localizado e com um restaurante estrelado pelo Chef Jean-Georges Vongerichten. Hotel Downtown México – um dos mais novos hotéis da cidade – que ocupa uma antiga mansão colonial, completamente repaginada pelo não menos famoso designer Paul Roco – e que oferece um dos melhores e mais charmosos bares da cidade na sua cobertura. Vale a pena visitar no lobby do hotel com  pequenas lojas que oferecem produtos de alguns do mais descolados artistas, joalheiros e estilistas mexicanos da atualidade.

Atrações

Programe-se. Vale a pena acordar cedo para fazer um passeio de balão nas Pirâmides de Teotihuacán. A vista aérea das Piramides do Sol e da Lua, – aproximadamente 60 minutos do centro da Cidade –, é uma experiência única.

Bairro Polanco - Cidade do México – © Monique Renne
   Bairro Polanco - Cidade do México – © Monique Renne

O bairro de Polanco é onde você pode passear, caminhar e descobrir algumas das lojas e ateliês mais descolados da cidade.

Você irá encontrar nesse belo país enumeras opções culturais e deliciosas opções gastronômicas com seus chefes "estrelados". Dentre várias sugestões, destaco o Restaurante Rosseta – a chefe Elena Reygada oferece em seu menu deliciosos pratos da culinária local, com forte influência da culinária Italiana.

Para um drink ou para dançar o lugar do momento é o M.N.Roy Bar, (iniciais do nome do fundador do Partido Comunista Mexicano). O Concierge do seu hotel poderá auxilia-lo com uma reserva para este procuradíssimo lounge-bar.

Boa Viagem!