E você, já fez sua pequena grande ação hoje?
   E você, já fez sua pequena grande ação hoje?

A internet está cheia de registros de gestos grandiosos em prol da felicidade de pacientes com diagnósticos crônicos ou acometidos de doenças terminais. Quem não se emocionou com aquele vídeo no qual um funcionário se veste de Homem Aranha para limpar as vidraças de um hospital infantil, trazendo esperança e alegria a pequenos pacientes com câncer?

Se você não viu, emocione-se abaixo.

Mas, para ser solidário e fazer o bem, não são necessárias super produções. Gestos do dia a dia - os famosos "pequenos grandes gestos" - são mais fáceis de realizar do que pode parecer: basta ter boa vontade, amor ao próximo e... Partir para ação. Quer um exemplo que aconteceu aqui mesmo, no Brasil?

Em Santo André (SP), policiais militares e civis fizeram um bolão e tiveram a sorte de acertar a quadra na Mega Sena da Virada, sonho de muita gente. O prêmio foi de R$ 3 mil. Mas, em vez de fazer a divisão do dinheiro ou, então, planejar uma comemoração DAQUELAS, eles decidiram olhar para o próximo e fazer uma doação.

A beneficiada foi a garotinha Isabela Diringer, de 12 anos, que está arrecadando recursos para ser submetida a uma cirurgia no intestino, que será realizada na Inglaterra. Ela possui gastroesquise, uma malformação fetal decorrente de um defeito na formação da parede abdominal. Esse defeito é caracterizado pela presença de uma abertura na região abdominal, tornando possível a extrusão de vísceras abdominais, como estômago e intestinos, afetando o desenvolvimento físico e neurológico, e impossibilitando que ela se alimente como qualquer outra pessoa. Lindo gesto, não?

É esse tipo de atitude que vou compartilhar, todos os meses, nesta coluna. Gente que faz o bem, sem olhar a quem.

No próximo artigo, vou comentar sobre um dos livros que mudou a minha vida: “O jeito Harvard de ser feliz”. Nele, o autor e professor de Harvard, Shawn Achor, diz que um dos passos para se começar a mudança em rumo à felicidade é realizar cinco atos de gentileza por semana.

Apesar de não considerar que é preciso ser tão cartesiano assim na quantidade, isso me fez parar para pensar nas atitudes do meu dia a dia, e em como elas poderiam ser melhores. E você, já fez essa reflexão?

Boa semana!