As propriedades do gengibre
   As propriedades do gengibre

O gengibre é uma das mais utilizadas especiarias em todo o mundo, especialmente em países da Ásia Oriental. Ele contém uma substância chamada gingerol, rica em propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos. O gingerol é o responsável pelo sabor picante do gengibre.Muito utilizado como tratamento para doenças inflamatórias, redução de glicose e gordura, o gengibre aumenta o metabolismo basal e a circulação sanguínea. É considerado um alimento termogênico por aumentar a temperatura corporal e, com isso, elevar a taxa metabólica que acarretará no aumento da queima de gordura corporal.

Um estudo feito em ratos mostrou que o gengibre reduziu a gordura corporal e aumentou o HDL (MAHMOUD, ELNOUR, 2013). Também temos associado o uso do gengibre para tratamento de menopausa, candidíase e endometriose.

Encontramos o gengibre in natura ou em pó. Muito utilizado na culinária, podemos inclui-lo em diversas preparações como chás, sucos, e até mesmo para saborizar a água. Acrescente tanto em preparações doces como salgadas. Para quem gosta muito do sabor, pode até mastigar o gengibre ou chupar as balas.

Contraindicado para pacientes hipertensos e com diagnóstico de hipertireoidismo por aumentar a termogênese corporal, e para pacientes que fazem uso de anticoagulante, já que irá retardar a coagulação sanguínea.

Atenção, grávidas! Por retardar a coagulação sanguínea, não consuma no último trimestre da gestação.