Os benefícios do cacau
   Os benefícios do cacau

O cacau tem capacidade antioxidante, ou seja, as catequinas, epicatequinas e quercetinas são responsáveis pelo aumento da atividade antioxidante, que combate o excesso das espécies reativas de oxigênio que destrói o sistema de defesa do organismo provocando doenças e envelhecimento.

O fruto tem atividade cardioprotetora, diminui a tendência de agregação plaquetária e com isso a formação de coágulos. Também oferece proteção cardiovascular por modular moléculas envolvidas em processos inflamatórios.

Os componentes do cacau têm sido utilizados no combate a doenças, como câncer de pele, psoríase, acne e cicatrização de feridas. Estudos mostram que o cacau tem um grande potencial não apenas para os tratamentos de doenças da pele, mas também para a sua prevenção (Scapagnini; ET AL, 2014). Ele também melhora a hidratação da pele, aumenta o fluxo sanguíneo e melhora a circulação cutânea e subcutânea.

Lembrete: Temos que consumir cacau puro e não chocolate que contém grande quantidade de açúcar e gordura, pois ele não tem todos os benefícios citados.