Outubro Rosa: o câncer de mama e a importância da boa alimentação

Seguindo a campanha de conscientização sobre o câncer de mama que vem ocorrendo no mundo todo durante este mês de outubro, não poderíamos deixar de falar sobre nutrição e apoiar esta causa.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e, apesar de acometer principalmente às mulheres, este tipo de câncer também pode ocorrer em homens, porém em menor proporção.

Sabe-se que são diversos os fatores que influenciam uma pessoa a ser mais propensa ou não ao câncer de mama, podendo-se citar a genética, menarca precoce, nunca ter tido filhos, idade da primeira gestação a termo acima dos 30 anos, obesidade, pílulas anticoncepcionais e menopausa tardia.

Além desses fatores de risco, os hábitos alimentares e de vida podem influenciar fortemente na prevenção ou então no desenvolvimento deste tipo câncer.

Em relação aos alimentos que contribuem para o desenvolvimento do câncer de mama, podemos citar o consumo frequente e exagerado de alimentos ricos em gorduras (tais como carnes vermelhas, frituras, molhos com maionese, leite integral e derivados, bacon, presuntos, salsichas, linguiças, mortadelas, entre outros); alimentos que contêm os nitritos e nitratos usados para conservar alguns tipos de alimentos (como picles, salsichas e outros embutidos e alguns tipos de enlatados, que se transformam em nitrosaminas no estômago); e o baixo consumo de verduras, legumes e frutas.

Listamos abaixo algumas dicas de prevenção:

  1. Mantenha seu peso corporal dentro de limites saudáveis, de modo a manter baixa gordura corporal.
  2. Mantenha-se fisicamente ativo como parte da rotina diária.
  3. Limite o consumo de alimentos e bebidas com alta densidade energética, ou seja, aqueles que aumentam o peso corporal (evitar bebidas açucaradas).
  4. Consuma principalmente alimentos de origem vegetal, pelo menos cinco porções de  hortaliças e legumes , e pelo menos três porções de frutas por dia.
  5. Limite o consumo de carne vermelha para duas vezes por semana e evite carnes processadas.
  6. Limite o consumo de bebidas alcoólicas.
  7. Alimentos que contribuem na prevenção do câncer de mama: brócolis, chá verde, alho, cebola, cenoura, tomate, uva, frutas vermelhas, frutas cítricas, peixe de águas frias e profundas, entre outros.
  8. Lembre-se de tomar muita água, no mínimo 1,5 litros por dia.
  9. Evite o cigarro.
  10. Mantenha a calma, evite episódios frequentes de estresse e mau humor e tente  adotar, na medida do possível, um espírito sempre alegre.